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Economia

Novo BMW X1 será feito em SC e pode ter motor híbrido leve

  • Terra -

Os novos BMW X1 (nova geração) e Série 3 (reestilizado) serão produzidos na fábrica da empresa alemã em Araquari (SC). O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (14) por meio de uma live. A BMW está atualmente num ciclo de investimentos de R$ 500 milhões na fábrica e na engenharia.

"Confirmar a produção de novos modelos, apenas dois meses após as respectivas apresentações na Europa, reforça a confiança que a matriz tem em nosso time para produzir com tecnologia, qualidade e paixão no Brasil", disse Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da Planta de Araquari.

A estratégia da BMW, que possui em Santa Catarina a maior fábrica de automóveis premium da América do Sul, continuará sendo a mesma que a levou a ter 34% do mercado de carros de luxo no Brasil. O X1 e o Série 3 continuarão utilizando o motor 20i flex para as versões de entrada; O X1 de nova geração deve ganhar também o novo motor 18i de 3 cilindros com sistema híbrido leve. As versões híbridas plug-in e/ou elétricas continuarão sendo importadas

Por dentro, o novo BMW Série 3 ganhou novidades importantes. O destaque fica para o grande display retangular que une o painel de instrumentos digital de 12,3'' e a central multimídia de 14,9'' na mesma moldura.

O modelo também traz a nova geração do sistema iDrive, que conta com funções de assistente inteligente de voz e pode ser atualizado de forma remota. Além disso, o novo BMW Série 3 ganhou novos botões sensíveis ao toque e um novo botão seletor de marchas.

Pela primeira vez, o X1 ganha versões híbridas do tipo plug-in, além da versão 100% elétrica, chamada de iX1. O carro deverá ter duas versões híbridas leves de 48V (xDrive23i e SDrive18i) e uma híbrida plug-in (xDrive30e). O X1 SDrive18i terá um motor de 3 cilindros de 138 cv capaz de fazer 15,8 km/l de gasolina. O carro será lançado no Brasil em 2023.

Na parte frontal, os faróis ganham novo design, assim como a tradicional grade duplo rim e o para-choque. As rodas têm novo desenho e, pela primeira vez, de acordo com a versão, podem ter até 20". Por dentro, assim como o novo Série 3, o BMW X1 passa a ser equipado com o BMW Live Cockpit Professional, uma interessante tela curvada, composta por dois displays, com 12,3" e 14,9".

Os SUVs X3 e X4 continuarão sendo produzidos com o motor 40i. Os executivos da BMW reforçaram o fato de que a produção nacional é fundamental para a forte liderança da marca no segmento de carros premium e de luxo. Segundo a BMW, os novos X1 e Série 3 contaram com desenvolvimentos globais de engenharia apoiados pelo time localizado no Brasil.

"Seguiremos com foco nos clientes a nacionalizar o desenvolvimento mundial e a produção local dos modelos líderes de mercado premium nacional", disse Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil. "Os modelos BMW Série 3 e X1 possuem mais de 25% do mercado total de automóveis premium do país."


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